“Um grande momento para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe. Nós trabalhamos muito para chegar ao momento em que o plano de recursos hídricos pudesse acontecer em nossa bacia”. Essas foram as palavras do presidente do Comitê Peixe, Ricardo Marcelo de Menezes, sobre o ato de assinatura da ordem de serviço para elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe e Bacias Contíguas.
Na noite da última sexta-feira, 28, em Joaçaba, durante solenidade que marcou a inauguração de um escritório do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) no município, foi assinada a ordem de serviço para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe e Bacias Contíguas, um grande passo para o planejamento e desenvolvimento hídrico local. O evento contou com a presença do Governador Jorginho Mello, e do Secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), Guilherme Dallacosta, além do presidente do Comitê Peixe, Ricardo Marcelo de Menezes, e outras autoridades locais.
Com investimento de aproximadamente R$ 1,9 milhão, o plano vai envolver diagnóstico, prognóstico, definição de metas e ações destinadas a garantir segurança hídrica, sustentabilidade e planejamento integrado para os 28 municípios da bacia. A iniciativa, conduzida pela SEMAE, representa um passo essencial para equilibrar a disponibilidade, a demanda, bem como a qualidade da água, assegurando desenvolvimento para as comunidades, para o setor produtivo e para o meio ambiente.
“O Plano da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe é uma oportunidade para planejarmos o futuro da região. Ele nos permite pensar na preservação da água e compatibilizar todos os usos que dependem desse recurso — desde a geração de energia até a agricultura, a criação animal e a indústria. O governador Jorginho Mello tem dado total apoio a esse trabalho. Santa Catarina possui 16 bacias hidrográficas e apenas a do Rio do Peixe ainda não tinha um plano estruturado”, explica o secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta.
Entusiasmados com a iniciativa, os representantes do Comitê Peixe já estão articulados para auxiliar a Profill, empresa vencedora do certame, na elaboração do Plano. Na última Assembleia, realizada no dia 25 de novembro, foi constituído o Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP), integrado por seis organizações integrantes do Comitê, as quais terão a função de acompanhar a elaboração do plano e analisar tecnicamente os relatórios produzidos pela equipe técnica contratada, de forma a subsidiar a tomada de decisões.
“Nos próximos anos, será nossa função cobrar ações do Governo do Estado e dos municípios, bem como trabalhar junto com a Profill, na busca pelo desenvolvimento de um plano que possa retratar efetivamente a realidade da bacia, em termos de disponibilidade, demanda e qualidade de água. Certamente, há muitos pontos a serem discutidos sobre as peculiaridades e multiplicidades da bacia, desde a nascente do Rio do Peixe em Calmon, até a foz em Alto Bela Vista”, ressalta Menezes.
Fonte: Assessoria Comitê Peixe | ASCOM SEMAE
